O que é uma Equipe Vocacional Paroquial?

A EVP (Equipe Vocacional Paroquial) é um grupo de pessoas que trabalham na comunidade eclesial, em profunda sintonia com a Igreja particular, para auxiliar o surgimento e acompanhamento, facilitar a orientação das vocações leigas, sacerdotais, religiosas e missionárias. É a principal forma de o SAV (Serviço de Animação Vocacional) fazer-se presente nas paróquias e comunidades eclesiais.

Qual é o objetivo geral de uma EVP? Possibilitar o surgimento e o encaminhamento por todas as vocações na Igreja - leigas (no matrimônio ou de solteiro ou solteira - e os ministérios), ao ministério ordenado (diáconos e padres), religiosas, missionárias - dando particular atenção às vocações de especial consagração e ocasionando uma evangelização libertadora em vista da construção do Reino de Deus.

Quais são os objetivos específicos? Dinamizar a comunidade eclesial, integrando todas as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, em especial os jovens, a descobrir, a assumir, a desenvolver a vocação a que Deus os chamou. Desta forma, a EVP existe para:

• conscientizar a comunidade sobre as vocações;
  • descobrir as vocações que há na comunidade, chamar, acompanhar e encaminhar os vocacionados.
  •  A EVP deve fazer, com a graça do Espírito Santo, com que todas as pastorais e movimentos exerçam também a animação vocacional, revelando que qualquer pastoral, ou movimento, que não despertasse vocações, mostraria que ainda não está bem. Por isso um resultado natural do trabalho eclesial deve ser o surgimento de vocações, de pessoas que se sintam motivadas a consagrar sua vida a Deus, ou assumir algum ministério ou serviço na Igreja.

Fonte: Guia de orientações PV - SAV regional Leste II  - ES/MG - CNBB