Conheça o SAV

17/05/2015 20:57

PV/SAV

Pastoral Vocacional e Serviço de animação Vocacional

 

“Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!” Com esse tema do Simpósio de 2014 me dirijo a todos a se lançarem às águas mais profundas e testemunhar as maravilhas de Deus.

Para entendermos o significado do SAV no Brasil vamos ver o significado da palavra “Serviço” que indica o comportamento que todos nos como cristãos devemos ter, conforme o testemunho do próprio mestre (cf. Mc 10,45). A palavra “animação” designa algo feito com o objetivo de dar ânimo, de levar uma boa disposição, capaz de provocar uma resposta alegre, corajosa.

O SAV é uma organização estruturada, em favor das vocações, visa incrementar a cultura vocacional na ação evangelizadora na Igreja no Brasil e mostrar que todos nós, pelo Batismo, somos agraciados pelo dom da vocação, é fundamental que exista na Igreja um serviço que ajude a todos os batizados a descobrirem sua vocação e missão.

No documento de Aparecida (n.184) se afirma que a condição do discípulo brota de Jesus Cristo como de sua fonte, pela fé e pelo batismo, e cresce na Igreja, comunidade onde todos os seus membros adquirem igual dignidade e participam de diversos ministérios e carismas. Desse modo, realiza-se na Igreja a forma própria e especifica de viver a santidade batismal a serviço do Reino de Deus.

Vocação não é um assunto exclusivo de padres e freiras. Ela é um convite, um chamado feito por Deus para cada um de nos. São vários caminhos a escolher:ao ministério ordenado (bispos, padres e diáconos); vida consagrada (religiosos/as); vida laical (matrimonial, leigos consagrados, ministérios). O Serviço de Animação Vocacional não é uma pastoral, nem deve assim ser compreendido. O SAV é antes de tudo uma dimensão evangelizadora da Igreja, de animar e promover todas as vocações na Igreja, ajuda a todos os batizados a descobrirem sua vocação e missão.

Mas qual a missão do SAV?

· Ajudar especialmente os adolescentes e jovens a descobrir o sentido da vida;

· Despertar, discernir, cultivar e acompanhar todas as vocações e todos os ministérios;

· Acompanhamento e ajuda aos Jovens desde o processo de iniciação cristã (catequese);

· Criar uma cultura vocacional em uma atividade evangelizadora numa Igreja ministerial;

· Ajudar a Animação Vocacional a inserir-se nas áreas de fronteiras;

· Preparar os animadores vocacionais para a missão que vão exercer.

O Documento de Aparecida, todo ele vocacional, em seu número 168, destaca que as dioceses devem “fortalecer sua consciência de seu próprio território” e indo em busca dos que não participam na vida das comunidades Cristãs. A diocese presidida pelo Bispo, é o primeiro espaço da comunhão e da missão, o Bispo é o primeiro responsável, cabe a ele interessar-se, motivar o clero, animar o povo, dinamizar o próprio Serviço de Animação Vocacional.

Neste momento vamos falar do objetivo do site do PV/SAV:

· Mostrar e incentivar a cultura vocacional;

· Mostrar trabalhos realizados nas paroquias,

· Mostrar que toda igreja é missionaria;

· Refletir sobre a diversidade de vocações e ministérios;

·O cuidado que a Igreja deve ter com as vocações.

 

Elias Junio Pereira

Membro da equipe de apoio da diocese de Caratinga